Eike Batista anuncia marca de carros elétricos no Brasil

Posted: 16/02/2011 by Scuderia Brasil Racing™ in Sustentabilidade
Empresa começaria a fabricar veículos em 2014
Por Vitor Matsubara | 16/09/2010

A produção de carros elétricos no país pode virar realidade nos próximos anos. O empresário Eike Batista anunciou que pretende criar uma montadora de veículos movidos a eletricidade com capital majoritariamente brasileiro.

Batista, que controla o grupo EBX, disse que investirá aproximadamente 1 bilhão de dólares na empreitada. A nova fábrica de veículos deve ser erguida em Porto do Açu, no litoral norte do Rio de Janeiro, no prazo de até quatro anos. A planta teria uma capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano.

O ambicioso projeto já teria até dois parceiros internacionais, cujos nomes não foram revelados. Uma empresa europeia ficaria responsável pelo fornecimento de componentes mecânicos, enquanto que os japoneses entrariam com a tecnologia das baterias.

O nome da empresa ainda não está definido, embora Eike tenha mencionado FBX – Fábrica Brasileira de Automóveis. Batista afirmou que não vai recusar uma eventual ajuda do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento).

Caso a montadora realmente se torne realidade, não será a primeira empreitada do empresário na indústria automotiva. Em 1992, Batista criou a JPX, empresa especializada na fabricação de veículos 4×4. A marca chegou a obter licença para produzir o modelo Auverland A-3 e o rebatizou como Montez. O carro foi bem aceito no universo fora-de-estrada e foi até adotado pelo Exército brasileiro, mas algumas falhas no projeto e na logística da fábrica em Pouso Alegre (MG) determinaram o fim da JPX, em 2002.

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br

Redação SBR

Notícia meio antiga, mas é sempre válido a gente espalhar cada vez mais coisas boas como essa. Vamos passar a divulgar mais notícias sobre tecnologias sustentáveis por aqui.

Be the first to like this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>