FORMULA VEE NA RETA FINAL…

Posted: 24/02/2011 by Scuderia Brasil Racing™ in Fórmula Vee

Ontem, dia 14 de julho, estivemos em Piracicaba onde está sendo construído o primeiro protótipo do chassi do Fórmula Vee dentro das especificações finais. E o dia mostrou-se bastante produtivo pois junto da equipe comandada pelo Silvio Novembre, pudemos verificar o andamento e qualidade da construção, além de termos definido uma série de pequenas dúvidas que pairavam sobre a finalização do projeto.

É inacreditável a quantidade de pequenos detalhes e problemas que surgem, mesmo num projeto tão simples como este Fórmula Vee. Aí entra a expertise de alguns novos colaboradores de reconhecida experiência e capacidade técnica que junto conosco abraçaram o projeto.

Finalizado o protótipo, virão os testes de pista que definirão (ou não) o acerto das medidas tomadas. Caso haja alguma modificação, o protótipo volta à oficina e pista, e assim será até termos esclarecido todas as dúvidas e chegado ao nível de desempenho que acharmos adequado para o monoposto.

É bom que fique claro qual é o nosso papel nessa história. A nós coube organizar a categoria, conceber e criar o projeto do chassi, acompanhar e orientar o desenvolvimento do protótipo até chegarmos à concepção final e designar os construtores.

Para os interessados em construir seus próprios carros disponibilizaremos o projeto e desenhos em AutoCad, ficando o interessado sujeito à nossa supervisão final e consequente homologação do chassi.

Para quem fizer a opção pelo chassi BÁSICO adquirido dos construtores licenciados é bom que se diga que este contempla somente a treliça principal com as fixações de motor e caixa de câmbio. Neste quesito, seremos intransigentes com os eventuais construtores, não devendo este extrapolar o valor máximo por nós estipulado.

Quanto à carenagem a categoria disponibilizará uma que será padrão, mas não necessariamente obrigatória. Caso o concorrente queira desenvolver uma própria não haverá impedimento, desde que mantida parte inferior lateral do chassi, que pelo projeto será obrigatoriamente de chapa de aluminio e as dimensões máximas permitidas pelo regulamento da categoria.

Demais itens como tanque de combustível (também padrão e disponibilizado pelos construtores), colunas de direção, volante, instrumentos de painel, extintores, caixa de direção, pedaleiras e trambulador etc, esses não fazem parte do KIT BÁSICO e deverão ser encomendados ou comprados à parte de fornecedores que já estão engajados no projeto.

Mas que fique uma coisa clara, nada impede que o interessado faça essas peças adaptando peças do mercado desde que siga as especificações do projeto.

Resta agora a explanação sobre a parte mecânica, que vai ficar para um post mais específico.

(fotos arq. Eduardo Monis)

Fonte: http://formulaveebrazil.blogspot.com

Be the first to like this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <pre> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>